A APM e o Encontro

A Associação de Professores de Matemática (APM) é uma associação de professores ligados à Educação Matemática que abrange todo o território nacional e todos os níveis de escolaridade.

A APM promove anualmente a realização de encontros nacionais e encontros regionais, que muito contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores.

Os encontros regionais são também um dos pilares em que assentam as atividades formativas da APM e do seu Centro de Formação. Em 2014 realizou-se, no Funchal, nos dias 3 e 4 de julho, um Encontro Regional de Professores de Matemática - MadeiraMat2014 – destinado aos docentes do 2º e 3º ciclos e ensino secundário, ficando o compromisso de se realizar posteriormente um encontro para os restantes níveis do ensino básico.

Nesse sentido, surge agora um encontro destinado aos docentes do 1º ciclo e aos educadores de infância: “Matemática nos primeiros anos – pré e 1º ciclo”, este encontro englobará, como é característica deste tipo de atividades da APM, conferências plenárias, sessões práticas e painéis com discussão.

Nos últimos anos, as escolas e o sistema de educação sofreram alterações profundas. A formação de professores confrontou-se com formas diversas de se implementar e opções de fundo que alteraram, quer as instituições que oferecem soluções de formação, quer a quantidade de ofertas, quer as formas de financiamento e de organização.

Tendo em conta que na Educação Matemática existe uma preocupação em formar cidadãos mais críticos e participativos, que se atualizem, com regularidade, e que sejam capazes de analisar e selecionar informação, de tomar decisões, de trabalhar em equipa e de assumir responsabilidades, surge a presente ação de formação, intitulada “Matemática nos primeiros anos – Pré e primeiro ciclo – Madeira 2015”.